O mirtilo é originário da América do Norte, de países como EUA e Canadá. Ele também é conhecido ao redor do mundo como blueberry, arándano, uva-do-monte, entre outros.
No Brasil, o mirtilo surgiu durante o ano de 1983, quando pesquisadores da EMBRAPA Clima Temperado trouxeram as primeiras mudas para serem realizados testes para avaliar a viabilidade produtiva da cultura no Brasil.
Após alguns anos, o Mirtilo começou a ser divulgado e difundido principalmente na região Sul do Brasil, para que os produtores pudessem implantar esta nova cultura em suas propriedades. Aos poucos, alguns produtores brasileiros foram aderindo e iniciando os novos cultivos em fase experimental e comercial.
Hoje, são mais de 200 hectares plantados no Brasil. Dentre esses, alguns produtores se dedicam exclusivamente ao cultivo do mirtilo, e muitos outros o utilizam como fonte de renda extra para suas propriedades. Em sua maioria, são pequenas áreas, inferiores a 10 hectares, onde produtores familiares se dedicam a produção da fruta, tanto no sistema convencional, quanto no sistema de produção orgânica.
Nome Cienífico: Vaccinium Myrtillum
Países de Origem: Estados Unidos e Canadá
O mirtilo é uma fruta pequena, de cor azul, que compõe benefícios à saúde, auxiliando contra males como o câncer e o infarto.
Sua parte consistente é de cor azul-escura, seu sabor é agridoce e possui pequenas sementes. Aqui no Brasil, é cultivada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. A maior parte da produção é para atender o mercado brasileiro.
Estudos sobre suas propriedades apontam o mirtilo como um aliado contra o câncer, pois contém a fibra pectina que ajuda no combate a esta doença. Contém também antioxidantes que combatem os radicais livres que são prejudiciais ao organismo como um todo. Os flavonóides ajudam a melhorar a função de enxergar melhor, e melhorar o sistema circulatório.
O mirtilo possui ainda vitaminas B2, C, E e magnésio.
Realmente esta fruta pode ser muito apreciada por nós. Aproveitem!