Nada se compara ao poder nutritivo e emagrecedor dos mirtilos. A principal razão para considerá-los essenciais em uma dieta, é seu baixo teor de calorias e a baixa quantidade de açucares, os quais se transformam em gordura, que são a primeira coisa que o corpo queima durante os exercícios. Blueberrys também são ricos em fibras e antioxidantes.
As propriedades do mirtilo não estão limitadas apenas ao seu baixo nível de açucares. Entre outras coisas, frutas veremlhas têm um alto teor de fibras, uma parte da planta que nosso corpo não consegue digerir. A fibra passa pelo sistema digestivo, fornecendo nutrientes ou calorias, mas o mais saudável é que ajuda a eliminar as gorduras, e tudo o que o corpo rejeita, evitando a contração de doenças. Além disso, as fibras nos tornam mais esbeltos. Devido estas permanecerem no estômago, por mais tempo do que outras substâncias, gerando uma sensação de plenitude (mais que o pão), as fibras nos impedem de continuar a comer e engordar.
Alguns estudos da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, afirmaram que o consumo diário de mirtilo pode levar à redução de gordura abdominal.